quarta-feira, 3 de abril de 2019

Relato de Picada de Mosquitos dos Fungos no Rio Grande do Sul

Bom dia!!
Este inseto tem aparecido na minha cidade (Santana do Livramento/RS), principalmente na área central. Já pesquisei e não consegui identificar. As pessoas reclamaram de dor durante a picada.
Se puder me ajudar agradeço muito.
Obrigada.
Débora Rodrigues.
Débora, qual o tamanho destes bichinhos? Parecem ser Sciaridae, cuja alimentação das larvas é bem conhecida, geralmente se alimentam de fungos, fezes, raízes, dependendo da espécie, sendo abundantes em locais sombrios e úmidos. A alimentação dos adultos já é um tanto desconhecida, de acordo com Braun, Sanderson & Wraight (2012):
Existem poucos relatos publicados da alimentação dos mosquitos-do-fungo adultos da família Sciaridae e os relatos são contraditórios. Mercier e Hungerfordrelataram se alimentar de néctar e de uma solução melaço de arsênio de sódio (?), respectivamente, e Steffan descreveu-os como alimentando-se “principalmente de limo orgânico”. No entanto, Kennedy os descreveu como áfagos e tentativas de Jarvis et al. para induzir adultos de B. impatiens a ingerir oósporos de Pythium suspensos em água com ou sem glicose a 1% não tiveram sucesso. 
Ferrão, estes bichos não tem, e com a boca, sinceramente não creio que sejam capazes de picar, muito menos de forma dolorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário