sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Lagarta Arsenura no Rio Grande do Sul

Grande César. Depois que tu me surpreendeu com a identificação em outra postagem vou ter que te molestar por mais umas quantas vezes. heheh
Essa lagarta eu vi e fiz este registro no interior de Caxias do Sul/RS. Já procurei por ela na internet porém nem a internet parece que sabe! A minha fé em em ti! kkk Que espécie de lagarta seria essa? Valeuu
Rodrigo Arioli Dos Reis.
Estágios imaturos já são mais difíceis, mas esta lagarta não me parece estranha, não creio que ficará sem identificação. Estas flores são hortênsias?

Marcelo Brito: Olá Cesar e Rodrigo, acredito que essa é uma Arsenura xanthopus em estádio mais avançado, talvez até na pré-pupa, pois já está sem os "tentáculos" no tórax (Aliás, como se chama isso Cesar?). Espero estar correto, abraços! 

Cesar: Por isso me pareceu tão familiar, lembra muito também a que você registrou. Diferentes projeções e cerdas das lagartas têm nomes diferentes. Tentáculo, não sei se é válido, mas é usado para projeções como as de Arsenura, pois me parecem análogos aos da monarca (1, 2). Eu chamaria de "filamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário