quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Jequitiranaboia no Rio de Janeiro

Olá, hoje cedo acordei e achei esse bicho na minha varanda aqui no Sana, na região serrana de Macaé, RJ.
Ele mede 7,5cm da ponta da "cabeça" até o que eu acho ser o abdômen dele. E mede 10,5cm da "cabeça " até a ponta da asa.
Ele tá quase morrendo. Acho que foi picado por uma das aranhas da minha varanda.

Mas vou guardar ele num pote de vidro
Quero muito saber que bicho é. Tô no aguarde
Thiago Calixto.
Felipe Goulart Gonçalves: Muito bonito, já achei morto na minha casa também, mas sou do estado de SP. É um inseto da família Fulgoridae, comumente chamado de cobra-de-asas ou Jequitiranabóia (do tupi, serpente voadora), são próximos das cigarras e n oferecem perigo nenhum.

Cesar: A etimologia da palavra me parece mais interessante que "serpente-voadora". Pelo menos em Guarani Mbya, Nhakyra é cigarra, Mboi (o mesmo do boitatá ou da estrada do M'boi Mirim) é serpente, os termos originais devem ser semelhantes em Tupi (a Wiki diz iakirána + mboia, nao encontrei em fontes mais acadêmicas) e é daí que parecem vir esta palavra, estes dois termos você pode encontrar logo no início do capítulo 1 de Silva (2011). Quanto aos nomes científicos, muitas fontes citam Fulgora laternaria (Fulgoridae: Fulgorinae: Fulgorini), ou ainda a forma errada F. lanternaria; não duvidando que seja esta mesma a espécie, mas são várias espécies do gênero Fulgora no Brasil, e elas são semelhante, não conheço material que ajude a identificar as espécies.

A vista ventral é muito boa pra mostrar onde está a verdadeira boca do bicho, o rostro está passando pelo meio das seis pernas. Esta já é a segunda neste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário