segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Besouro Ptinídeo no Paraná

Bom dia,

Moro em Curitiba - PR, trata-se de um bairro em perímetro urbano, não há qualquer tipo de mata ao redor, um inseto começou a aparecer em certa quantia, um numero próximo de 15 entre vivos e mortos diariamente nos cômodos, começou faz uma semana (10/02/2019 a 18/02/2019).

Descrição:

Patas: 6 / Antenas: 02 / Cor: Marrom / Tamanho: 0,5 mm / Asas: Sim /
Comportamento: Voa por curtas distâncias, quando tocado fica imóvel, alem de encolher as antenas e patas, adota postura rígida e semelhante a um grão de arroz.

Agradeço de antemão por quem ajudar a reconhecer os pequenos invasores.

Atenciosamente
Kleber Nascimento
Kleber Augusto.
Bem difícil, Kleber mas, pelas antenas, me parece ser alguma Ptinidae: Anobiinae (=Anobiidae). Quando larvas, eles são brocas de madeira (1, 2, 3), verifique se há madeira danificada ou perfurada por perto.

Kleber: Boa Noite Cesar,

Muito obrigado pela resposta, você esta correto, num primeiro momento não tinha percebido de onde surgiam estes "camaradinhas". Investigando após sua resposta constatei a atividade velada deles no forro, pois confundem-se em meio a cor da madeira.

Comento ainda que fiquei intrigado, pois o forro não esta danificado, ao menos não na parte debaixo, talvez devido ao verniz, isso explica a ausência de sujeira como no caso de cupins, o que nos daria indícios do que estava ocorrendo.

Subi no forro para verificar, me deparei com as vigas de sustentação do telhado comidas e perfuradas por toda parte. Espaçamento e diâmetro das perfurações são aparentemente compatíveis com as imagens do item "3" que disponibilizou na resposta.

Atenciosamente
Kleber Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário