terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Um pouco sobre a situação do Insetologia

Pessoal, estou fazendo esta postagem para anunciar uma alteração que fiz no Insetologia, as mudanças que eu gostaria de fazer, mas está difícil e falar um pouco sobre o futuro do Insetologia.

O volume de pedidos tem aumentado, isto não é ruim, é excelente. Mas isto pode significar que, em um futuro muito próximo, eu não consiga mais responder a todos. E não apenas pelo aumento de pedidos; eu tenho conseguido responder, por que tenho tido tempo, mas a verdade é que eu preciso ter menos tempo, se é que me entendem neste ponto. Este é um problema antigo, que consegui driblar todo este tempo, o Disqus ajudou  bastante na dinâmica das repostas.

De vez em quando, nos comentários, vocês respondem a alguns pedidos bem antes de mim. Mas claro que, com quase 11.000 postagens hoje, os pedidos estão bem distribuídos, apenas eu consigo encontrar todos. Editando o HTML, eu consegui habilitar os comentários na página dos pedidos de identificação, os pedidos continuarão sendo feitos em qualquer postagem, se possível de taxonomia aproximada (seria muito bom se isso fosse respeitado...). Quem já costuma comentar aqui, sinta-se livre pra continuar como está fazend, mas creio eu, que os pedidos tenderão a convergir para aquela página, de modo que, quem quiser ajudar com as identificações, tem um lugar para conferir pedidos novos. Isto deve também ajudar algumas pessoas que não encontram os comentários para fazer os pedidos, mesmo tendo visto a página de pedidos, mas tem também o problema de eu ler os comentários em ordem, não adianta eu ver o comentário já respondido, mas só ver a resposta depois de ter feito a pesquisa, a isto eu tenho que me adaptar, então este é um teste.

Quanto às mudanças futuras, seria excelente mudar para Wordpress.org (isso me recomendaram há muito tempo, no começo do Insetologia), de forma auto-hospedada. Assim, poderíamos ter os marcadores de forma taxonômica, por exemplo, com as borboletas ninfalídeas dentro da categoria borboletas, não um marcador à parte. E teríamos uma busca interna muito mais efetiva (isso me pediram há muito tempo, mas é impossível nesta plataforma, não com uma página de pesquisa à parte, mas sendo exibidas todas as postagens do termo pesquisado diretamente no Insetologia.

O problema é que isto gera um custo maior, eu já pago o subdomínio, teria que pagar a hospedagem e qualquer coisa a mais, como suporte técnico e backup do conteúdo. Uma vez, alguém me prometeu fazer isso, eu migrei todo o conteúdo do Insetologia e a pessoa sumiu. E eu tenho receio de fazer e que haja problemas técnicos que precisem ser resolvido por um webmaster e eu não consiga resolver (como já vi acontecer em alguns sites parceiros), tudo se complique, me dando conta mais tarde de que era melhor ter deixado como estava.

Ou seja, grandes são os riscos. Creio que não posso falar muito como funcionam as propagandas aqui, mas digo que eu não ganho nada pelas propagandas que vocês estão vendo aqui ao redor, as camisetas novas nunca venderam, a única vez que o botão de doação foi clicado, eu tive que devolver o valor. Eu realmente não sei o que fazer agora, se alguém tiver ideias para resolver estes problemas, vamos interagindo nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário