segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Lagarta de Mariposa-Falcão Agrius em São Paulo

Olá, César. Moro em São Paulo capital e recentemente minha gata Pandora começou a capturar e trazer essas lagartas do meu quintal(felizmente consegui salvar a maioria). Nunca tinha visto essa lagarta aqui antes e fiquei curiosa, queria muito poder identificá-la para saber de qual planta elas estão se alimentando. Assim posso fazer algo para protegê-las dos meus gatos. As lagartas estão definitivamente bem sadias e gordinhas, então devem ter achado um banquete no meu quintal.

Pelo gancho na extremidade logo de cara sabia que era uma mariposa falcão(Sphingidae), mas não consegui achar a espécie quando tentei pesquisar. Embora achei algumas lagartas semelhantes, nenhuma era exatamente como essa. Poderia me ajudar? Ah e não se preocupe com a lagarta na foto, ela só estava se fingindo de morta e depois voltou ao normal. Acho que a coitada foi traumatizada.
Lilian Silva.
Na minha opinião, Agrius cingulata (Sphingidae: Sphinginae: Sphingini). Plantas hospedeiras incluem, mas não se resumem, a batata-doce, dama-da-noite e tabaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário