quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Escorpião no Piauí: Rhopalurus?

Cesar queria agradecer pela identificação, e lhe fazer uma pergunta, aqui no insetologia já fora descrito alguma espécie nova? Tambem gostaria de saber se este espécie de escorpião representa algum perigo para os humanos, que tipo de estrutura é essa no ventre do escorpião, e qual seria sua função? Não consegui fotos do exemplar vivo pois me entregaram ele morto, e porque não sei manusea-los( fora o medo de uma ferroada) Agradeço desde já. Floriano, Piauí
Alair Neto.


Não se pode descrever espécies através dos registros fotográficos, a grande maioria das imagens nos Insetologias são de animais vivos, que não foram coletados, permaneceram em seu ambiente. Uma outra parte, bem menor, mas expressiva de fotos de animais que recebo, são de animais abatidos em casa e danificados, a maioria não publicada. Agora, imagens de bichos fora de sua distribuição conhecida, com potencial para serem espécies novas, bichos que sabemos ser espécies novas, e até bicho asiático, sem qualquer relato de ser introduzido no Brasil, nós temos muitos casos assim.

Pela coloração, morfologia e região, dentro da literatura que tenho, a única possibilidade que vejo para este escorpião é Rhopalurus agamemnon (Buthidae), com a observação de que o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde diz "ausência de espinho sob o ferrão" enquanto Souza (2009) diz "granulo subaculear grande e espiniforme". Só que, comparando imagens, eu estou achando as quelas pouco robustas, não sei se seria dimorfismo sexual; qual o comprimento deste escorpião?

Como um bom butídeo, sua picada não deve ser nada agradável. Se for mesmo a espécie, você pode ver um relato de acidente em Brandão & Françoso (2.010). Vou tentar confirmar

Quanto aos órgãos observados no ventre do animal, são chamados de pentes ou pectinas e tem função sensorial, captando vibrações e a química do solo. Como são mais desenvolvidas nos machos, acredita-se que também tenha função na reprodução.

Alair: Obrigado Cesar pela identificação, o escorpião apresenta 4,5 cm de comprimento e cada uma das quelas apresenta 1cm de comprimento.

José Francklin: (...) Ver esta outra foto de R. agamemnon me deixou um pouquinho mais confuso...

Digamos que o formato do télson voltou a parecer mais com Rhopalurus do que com Tityus.
Sobre os palpos poucos desenvolvidos, é perfeitamente aceitável. Minha experiência com R. rochai antes e depois da última ecdise não deixa dúvidas, eles desenvolveram bastante.
Será que convém atualizar a postagem novamente? 😅

Nenhum comentário:

Postar um comentário