sábado, 29 de setembro de 2018

Louva a Deus Asiático em São Paulo: Phyllothelys!

Oi, Cesar.
Que abelha diferente. Obrigada.
Hoje vou postar um bicho que realmente não prima pela formosura. Ele é compridão, parece que tem uns espinhos no peito e um (?) em cima da cabeça. Estava na calçada e eu nem percebi ele a princípio pois tinha quase a mesma cor da calçada. Havia uma amoreira por perto (daí as manchas vermelhas e negras na calçada). Você consegue identificar esse bicho "fofo" ? As fotos são do dia 27 e só tem essas porque eu fiquei com medo. É que nunca tinha visto um desses e quando ele começou a se mexer eu me afastei - não sei se morde, se tem ferrão ou coisa parecida. Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
É um louva-a-deus e os espinhos que parecem ser no "peito" estão na verdade no primeiro par de pernas, que está bem contraído contra o corpo, se assemelhando a um gravetinho. Só que eu estou bem confuso com este bicho, por que nós temos algumas Vatini (Vatidae: Vatinae) semelhantes, como Pseudovates e Zoolea, mas nós temos ninfas destes louva-a-deus, este está me parecendo mais com Phyllothelys (Hymenopodidae: Phyllothelyinae) do Velho Mundo, do que com espécies que tenho notícia de ocorrer por aqui.

Talvez o outro César possa nos elucidar este caso.

César Favacho - Eu Amo Louva-a-Deus: Boa noite. Com certeza e um bicho asiático. Phyllothelys como o Cesar disse. A presença desse bicho em São Paulo significa que alguém trouxe de fora e deixou fugir, o que é uma coisa alarmante para a nossa biodiversidade. Louva-a-deus não é um bicho que possa causar algum grande impacto ambiental, porém o descuido com outros bichos pode ser muito preopreocupante.

Sinceramente eu queria muito ver um bicho desses pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário