quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Vespa Oleira e Aranha de Prata em São Paulo

Olá! Tudo bem? Hoje pela manhã eu encontrei este inseto fazendo ninho no trilho superior da minha janela (ele só pode ter feito entre a manhã de ontem e a de hoje, porque anteontem o ninho ainda não existia). Pela semelhança com fotos que eu encontrei aqui no site, acredito que seja uma vespa amassa-barro.
Quando comecei a observar o bichinho, o ninho já estava formado e tinha um espécie de tampa na entrada dele. Após um tempinho, a vespa, que estava do lado de fora, tirou essa tampinha e entrou e saiu do ninho várias vezes, mexendo no barro por dentro e por fora.
Eu me afastei por um tempo da cena e, quando voltei, o inseto não estava mais lá, então eu tirei umas fotos da parte interna do ninho. Dá para ver que tem umas coisas ali dentro, algo que parece ser uma aranha e uma coisa verde que eu não tenho a menor ideia do que seja.

Tirei as fotos em São Bernardo do Campo - SP.
Obrigada!
Luiza Martins Ortiz.
Sim, Luiza, esta é a vespa Sceliphron fistularium (Sphecidae: Sceliphrinae), vespa que caça aranhas tecedeiras para alimentar sua prole. A aranha que se vê é uma fêmea de aranha-de-prata Argiope argentata (Araneidae). A coisa verde eu não vejo, mas eu acho que deve ser outra aranha como se vê nestas imagens: 1, 2 (um ninho de outra espécie do mesmo gênero), ou talvez as larvas mais jovens sejam esverdeadas; as imagens que tenho mostram larvas mais ou menos amareladas: 1, 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário