sábado, 8 de dezembro de 2018

Ilustração de Inseto de São Paulo

Olá! Eu encontrei um inseto (eu acredito que seja um inseto) que nunca tinha visto antes na minha vida. Infelizmente não consegui tirar foto porque ele era minusculo e o vento acabou por levá-lo. Procurei de várias formas identificar este bicho, mas não achei nada que fosse parecido, por isso tentei desenhá-lo. O bicho era verde, com olhos castanhos meio avermelhados, seu abdômen possuía umas pintinhas amarelas ou verde muito claro (não me lembro ao certo), ele se movia quase como uma aranha e suas patas estavam ligadas apenas no tórax, não aparentava ter antenas, nem mandíbula muito proeminente, seu abdômen se movia tal qual de um Potó (imagem que coloco como referência), mas fora isso não possuí mais nada parecido com um Potó (o abdômen se movia para cima e para baixo), deveria ter por volta de 5 mm, não era agressivo, tanto que interagi com ele várias vezes antes de ser levado pelo vento. Acredito que ele tenha caído em mim de uma árvore, eu estava em uma praça em Tatuí, interior do estado de São Paulo, onde tinha gramíneas, pinheiros e araucárias.
Romagnollo.
Romagnollo, vamos analisando por partes.
  • Se eu tiver que dizer o que é, apenas pelo desenho, eu diria uma náiade (larva ou ninfa) de libélula.
  • Era minúsculo. Muito jovem fora d'água? Difícil. Quando nascem mesmo, as prolarvas são um bichinho bem esquisito, quando crescem um pouco, já como náiade, mas ainda miudinhas, podem ficar semelhantes a isto.
  • Era verde.  Variando de espécie para espécie, são comuns náiades verdes, não duvido de olhos vermelhos e manchas amarelas no abdome.
  • Se movia quase com uma aranha, acho que pode ser interpretado de várias formas e de acordo com a aranha. Sendo um inseto, as pernas são sempre ligadas apenas ao tórax, nunca à cabeça ou ao abdome.
  • As antenas delas são curtas, as mandíbulas não aparentes em vista dorsal.
  • Seu abdome se movia de cima para baixo, como o de um potó. Aqui começa o maior problema. Tesourinha me parece descartado por toda a descrição anterior. E o melhor palpite ficaria em ninfa de Zelus ou Atopozelus, pois podem ser verdes com marcas nas glândulas abdominais, andar com o abdome encurvado e ter olhos vermelhos, o rostro fica por baixo, paralelo ao corpo. Eles podem cair de uma árvore, as pequenas libélulas não poderiam. MAS, elas têm antenas enormes em relação ao corpo e, embora tenha combinado bem com a descrição até aqui, já não se assemelha muito nas proporções que se vê no desenho.
Eu peço que confira os links que usei e, aos leitores, se tiverem um palpite, deixem nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário