segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Megalóptero Corydalus em São Paulo

Bom dia Cesar!
Possuo uma propriedade rural e tem aparecido um espécime parecido com este, mas bem mais assustador pois as presas são enormes! Fiquei procurando que inseto seria, estava preocupada porque meu filho de 3 anos em um segundo de descuido coloca a mão em TODOS os bichinhos que vê rsrsrs (para desespero da mãe)!! Não sabia se era perigoso ou venenoso. O inseto tem aparecido há alguns dias, toda noite na área da casa devido a luz que fica acessa, o encontramos pela manhã, já vi uns 4 desses essa semana. O sítio fica em Guaratinguetá - SP, é um local afastado da cidade, vegetação mata atlântica e bem próximo de região de preservação ambiental. Aqui aparecem muitos insetos diferentes dos habituais, este começou a aparecer esse mês (não me recordo de ver ele ano passado). Seria o macho desta espécie citada na postagem?
Obrigado! 
Érica Brito /Guaratinguetá - SP
Érica, eu já li que o medo de insetos e aracnídeos é algo comum entre mulheres por causa de um comportamento primitivo onde as mulheres-das-cavernas precisavam proteger sua prole de qualquer ameaça, enquanto o homem-da-caverna saía para caçar. Já li também que este medo, ninguém nasce com ele, ele é adquirido por que as crianças, ao verem os adultos imediatamente matarem ou se desesperarem ao ver um inseto, passam a vê-los como algo terrível. A primeira explicação não me faz sentido algum, primeiro por que não me parece verdade que mulheres têm mais medo de insetos, o que me parece é que homens são mais coagidos a reprimir ou disfarçar, e segundo por que esta tarefa das mamães-da-caverna deveria desenvolver coragem, não medo.

Quanto ao bicho, não posso dizer que seja macho da mesma espécie, apenas que é com certeza macho do mesmo gênero; são mais de dez espécies de Corydalus no Brasil, pelo meos três em São Paulo, muitos dos caracteres usados para a determinação da espécie não são vistos dorsalmente. C. affinis parece ser a mais comum, exemplares desta mesma espécie podem variar muito em tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário