quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Besouros Mosca se alimentando de seiva no Rio de Janeiro

Cesar, gravei um video na reserva de Nova Iguaçu - RJ, nele aparecem varios Insetos desse tipo, aparentemente se alimentando de seiva, eu consegui diferenciar 3 dos que aparecem, vou postar aqui alguns dos frames do video.
Gostaria de identificar eles, se são ou não da mesma espécie e etc... (Na filmagem aparece também uma mariposa branca se alimentando)

Vou postar link do video que publiquei no youtube caso queira ver, acredito que mais detalhes fiquem visiveis no video.
Erickcaetano.
Caraca, tem a família toda! Na primeira foto parece que temos um macho de Inca bonplandi (Scarabaeidae: Cetoniinae: Incaini). Depois são várias especies de Cerambycinae (Cerambycidae), primeiro o que me parece ser Chydarteres dimidiatus dimidiatus (Trachyderini), e depois começa a complicação, seria bom vê-los com maiores detalhes. O catálogo dos cerambicídeos mostra dois exemplares machos de Aglaoschema prasiniventre um bem semelhante a este mais numeroso com partes castanhas e outro mais semelhante a este verde-azulado, que me parece ser na verdade um casal. Napp (2007) mostra a mesma imagem dos castanhos e fala sobre machos de "Colorido verde-metálico. Antenas e pernas negro-azuladas ou castanhas sem reflexos metálicos. Urosternitos inteiramente verde-metálicos ou castanhos no disco dos II-V", ou seja, cita variação nas antenas e pernas, mas não na cabeça e protórax. Mas ainda que eu siga o catálogo, eu creio que está descartada aqui a variação dentro da mesma espécie, por que o "ajulado" é muito maior. Assim sendo, não encontrando um palpite melhor para os menores, eu mantenho este e, para o maior, sugiro A. ventrale, uma vez que o mesmo artigo dá um tamanho bem maior para esta espécie (13,4 e 22,7 respectivamente). Mas veja também esta esta postagem onde cito diversos cerambicídeos de coloração semelhante na região.

A mosca está difícil dar um palpite.

Atualização Dez./2.018 - Erick: Tive oportunidade de tirar duas fotos de melhor qualidade

Muito obrigado pelo trabalho com o material anterior!
Cesar: Se eu estive certo no gênero, a chave aponta neste isolado para Aglaoschema viridipenne, espécie revalidada no artigo citado acima, no caso, um macho, pelas longas antenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário