sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Sobre os gêneros de percevejos Thasus e Pachylis

Boa tarde, gostaria de saber que bicho é esse e informações sobre ele, encontrei em Natal RN
Vitmatt.
Vitmatt, na verdade eu acho que estou devendo falar mais sobre este bicho para todo mundo. Este inseto é uma ninfa, um filhote, de percevejo da família Coreidae, espécie fitófaga. Até 1865, este percevejo e outros semelhantes a ele eram todos chamados de Pachylis. Neste ano, Carl Stål dividiu este gênero em dois, a maioria das espécies, que tinham dilatação em apenas um lado das tíbias traseiras permaneceram como Pachylis, mas três espécies (que hoje já são pelo menos oito), que possuem dilatação em dois lados das tíbias ele passou a chamar de Thasus.

Isto poderia não ser de nosso interesse, muito antes de nascermos, eles já eram dois gêneros distintos. Acontece que, em algumas espécies, é muito fácil perceber esta dilatação em dois lados da tíbia, o que não é o caso deste. Como eu não conseguia distinguir esta característica, eu o chamava de Pachylis, porém agora, através destas imagens do Fiorito do Biodiversidade Teresópolis, creio que a espécie aqui seja Thasus rutilus (Coreidae: Coreinae; Nematopini/nematopodini), espécie difícil, pois não vejo imagens oficiais dela. Nas imagens que se seguem, pode-se ver diversos estádios do desenvolvimento.
No México, ninfas muito semelhantes a esta são consideradas uma iguaria. Preciso tirar um tempo para atualizar as postagens antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário