quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Escorpião Tityus no Paraná

Olá gostaria de ajuda para identificar esse escorpião. Faço parte de um projeto de identificação de espécies presentes no laboratório de zoologia da minha faculdade e estamos com dificuldade para identificar esse escorpião, já olhamos as especies de Tityus porém não se encaixa, espero que me ajudem! 
(...)
É do Paraná! Sobre o projeto vim até vocês através da indicação de uma professora que coordena esse nosso projeto que é um projeto da UENP que visa arrumar e identificar o acervo biológico do laboratório de zoologia da faculdade, onde buscamos através de Chaves de identificação classificar cada animal que está no acervo, e estamos com problema na identificação deste. Devido a essa indicação pensei que talvez poderiam nos ajudar. Achamos que ele esta com coloração alterada sim.
Izabela Lourenço.
Izabela, sendo indicação da professora, sem problema, creio que ela entende muito bem o por que da resistência de identificar "para faculdade". Mas para identificar por fotos, dependo muito da coloração. Me parece estranho que não combine com as Tityus spp., pois me parece certamente Buthidae, e este deve ser o único gênero no Paraná, pode conferir as distribuições dos escorpiões brasileiros em Brazil & Porto (2010). Para mim, este é macho de T. costatus ou T. bahiensis, a chave Lourenço (2005) também os separa por coloração e lembrando que o primeiro é mais escuro no sul do Brasil, ambos chegam a 7 cm.

Se houver objeção a esta identificação, por favor, deixe-me saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário