segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Borboletas da Argentina

Hola! Tengo estas 3 mariposas que fotografie en Puerto Iguazu, Misiones, Argentina. Alguna ayuda para identificarlas? Gracias!
Eduardo Nadal.
Aqui nós temos borboletas bem difíceis pela ausência de padrões, e as duas primeiras aparentam ser Satyrini (Nymphalidae: Satyrinae), grupo que apresenta muitos gêneros semelhantes e cujos poucos padrões ainda podem apresentar variação, por isso não costumo ir além da tribo. A primeira, a mais semelhante que consegui é Pareuptychia summandosa (Euptychiina), mas os ocelos das asas deste indivíduo parecem reduzidos, não sei se ela pode apresentar esta variação. Eu consegui conferir todas as espécies de Satyrini em Butterflies Of America e ainda uma lista com a fauna do RS que deve dar uma boa ideia da fauna da região, não vejo qualquer outro palpite que se aproxime mais; bom seria poder ver a vista dorsal das asas. A segunda, pelo mesmo critério, não encontrei melhor que Forsterinaria sp., nesta eu vejo objeção pela forma das asas.

A terceira, é Pieridae, acredito que Glutophrissa drusilla (Pierinae: Pierini), está com as asas em movimento, não sei se é possível assegurar que não é uma Ascia monuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário