sexta-feira, 6 de julho de 2018

Aranhas do Amazonas

1. Bom dia amigos,
Estive em expedição fotográfica na amazônia em junho deste ano, fiquei baseado nas margens do Rio Paraná do Marmori, próximo da região conhecida de Araçá-Careiro, distante 100km de Manáus. no dia 10 de junho 2018 fotografei esta espécie peculiar de aranha. O guia nativo me disse que é conhecida como Aranha-Macaco, pois a mesma salta até 60 cm e é extremamente venenosa. A folha tem entre 10 a 15 cm. Não consigo pelo nome popular informações, alguém pode me ajudar. Grato Marcos sousa - Acicaf.

2. Aranha de escudo (Gasteracantha cancriformis). Floresta amazônica, 11/06/2018 

3. Aranha armadeira, Floresta Amazônica, 
dia 10/06/2018 21h.

4. Aranha armadeira. 18/06/2018 floresta amazônica 
Marcos Sousa.
Marcos, as suas identificações estão corretas no nível da família, a do guia, creio estar bem errada.

Aranha-macaco é um nome comum para aranhas-armadeiras, a descrição, com exagero, parece confirmar que esta é a identificação dele (o salto do bote das armadeiras varia de 40 cm ao fantástico 1m dependendo da fonte). Mas eu também estou vendo Avicularia ser chamada assim, e isso eu já acho coerente, só que essas não são perigosas, ele pode ter feito uma "quimera" na identificação. Não consigo confirmar esta identificação, acho que deve estar certa, mas há Iridopelma mais ou menos semelhantes, são menores, mas não consegui saber qual esta planta é pelo nome também.

Agora as que seguem, temos Araneidae, mas não é Gasteracantha, acho que está pequena pra uma Micrathena, então meu palpite é Wagneriana sp. As outras duas são Ctenidae, a primeira fêmea, creio que seja Ancylometes, mas estou vendo uma muito semelhante identificada como Cupiennius, deixo como insegura a identificação. O último é macho, perdeu duas pernas importantes para a caça. Machos são mais difíceis, não acho que sejam uma mesma espécie, eu ainda vou tentar ver se é possível dar maior segurança nas identificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário