sexta-feira, 29 de junho de 2018

Sobre a produção de seda por lagartas

Oi Cesar, nos ajude por favor!
Encontramos esse insetinho e não sabemos a espécie dele.
Parece uma mini lacraia, porém ele tem uma teia que cola nos lugares quando tentamos pegar ele com alguma caneta. Engraçado é que ele sobre rapidamente por essa teia até chegar na superfície.
Você consegue resolver esse mistério!?
(...)
Oi Cesar!
Estamos em São Paulo, na zona sul. A lagartinha estava na mesa do escritório!
Lagartas de mariposa soltam essa teiazinha mesmo?

Obrigada!
Fernanda Ayala.
Fernanda, para responder à pergunta, creio que precisamos analisar o que é uma mariposa e o que é teia.

Mariposa é o nome que damos a todos os insetos da ordem Lepidoptera excluindo os que chamamos de borboletas. Capinera (2008) conta 126 famílias dentro da ordem, o 6 deste número são as borboletas, o resto são mariposas. Falando da nossa própria família, Hominidae, que inclui também os chimpanzés, orangotangos e gorilas, ela contém apenas oito espécies vivas; existem muitas famílias de lepidópteros com milhares de espécies conhecidas cada e muitas outras a se conhecer.


lagartas que tecem o que podemos chamar de teia, mas não é o que vemos aqui, a lagarta está se pendurando por um fio de seda para locomoção. Lagartas são bem conhecidas como produtoras de seda, algumas poucas produzem seda na confecção de seus casulos em quantidade e qualidade suficiente para ser usada na indústria têxtil, outras constroem abrigos, outras como transporte, principalmente se lançando das folhas das árvores para fugir rapidamente de seus predadores.

É muito complicado identificar esta lagarta sem saber sua planta hospedeira, mas para comparação, esta Gelechiidae é moderadamente semelhante e foi vista praticando este comportamento.

Para complementar a postagem, anexo uma foto minha, do famoso bicho-da-seda Bombyx mori (Bombycidae: Bombycinae). Estes foram fotografados na Exposição Planeta Insetos no Museu do Instituto Biológico, próximo ao Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário