quinta-feira, 7 de junho de 2018

Aranha Papa-Moscas no Ceará

Eu tenho uma muito parecida identificada, duvidosamente, por um especialista aqui da UFC como Plexippus paykulli (Salticidae: Plexippinae), mas que ele ainda está em processo de investigação, pois só por foto fica difícil e como eu não coleto, piorou, mas ele mesmo coletou umas que pra ele eram idênticas a minha e até agora o diagnóstico está como Plexippus paykulli, espécie introduzida. Disse ainda que as duas aranhas minhas são do sexo feminino, subadultas, pois o dimorfismo sexual é bem evidente nessa espécie, o diagnóstico ainda não está fechado, ele falou que a medida que forem progredindo as investigações vai me notificar, mas de início, me ressaltou essa possibilidade e que apresentam variações nos padrões. Essa não dá pra ver direito, mas remete à minha (google).

Por enquanto é apenas especulação, pois a fauna de Salticidae no Ceará é (não sei se no Brasil inteiro) é pouco conhecida, mas ele está investigando pra poder me dar algo 100% certo referente à espécie. Qualquer novidade posto aqui.
Oscar.
Aranha... UFC... O que posso dizer é que a espécie eu conheço, nós temos no momento pelo menos quatro postagens de P. paikulli no Insetologia, machos e fêmeas e, pra mim, não parece ser. Não vejo imagens identificadas como subadultos delas, mas Featured Creatures diz que lembram as fêmeas adultas e, pra mim, ela não lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário