quarta-feira, 2 de março de 2016

Aranha Papa-Moscas Marpissa no Ceará

Olá César! hoje fotografei uma aranha bem parecida com essa, sendo que não reparei ao certo quantos olhos, mas reparei que os bem da frente são maiores e ela é um tanto grandinha para as demais que vejo em ambientes domésticos, peço que me ajude a identificar, pois tenho um certo receio. O comportamento dela é bem timido digamos, ela tem o abdômen com três cores que se diferem bem, o marrom mais claro é a maior parte, o marrom escuro e umas partes bem pretas, e em nenhum momento ela se mostrou agressiva, apenas timida, como se não gostasse muito de fotos. rs
Vivian Teixeira de Fortaleza, Ceará.
Vivian, os olhos deixam claro que ela é uma aranha papa-moscas da família Salticidae e elas não representam perigo algum. Eu acredito que ela seja uma Platycryptus (Marpissinae), talvez gênero próximo como Marpissa, mas a região é difícil, não encontro registros delas.

Atualização Fev./2.019: Algumas imagens de Marpissa me convencem que seja este o gênero. No Brasil ocorre pelo menos M. agricola e M. rubriceps, das quais não encontro imagens para comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário