domingo, 18 de março de 2018

Abelha Eulaema no Maranhão

Olá César. Gostaria de sua ajuda para identificar esse inseto, confirmar o gênero Eulaema e se possível saber a espécie. Elas sempre aparecem quando uma orquidia floresce. Em número de 3 ou 4 indivíduos que brigam bastante pela flor. Acredito ser uma relação harmônica entre inseto e planta. Notei que a flor lança um gatilho que gruda entre as asas da abelha, acho que contendo pólen. Quando não há flor elas não aparecem e mesmo demorando a floração, basta uma flor e elas surgem enlouquecidas. Já vi uma classificação de um exemplar bem parecido mas não sei se é a mesma. Agradeço muito se puder me ajudar.
Mara Lúcia de São Luís do Maranhão.
É uma Eulaema (Apidae: Apinae: Apini: Euglossina) com certeza. Falar em espécie assim é difícil, mas pela lista em Rebêlo & Silva (1999) ela me parece combinar apenas com Eulaema (Apeulaema) cingulata. Não encontrei imagens de uma única espécie da lista, mas como ela é subgênero Eulaema (abdome com brilho metálico), não me parece ser o caso.

Machos de Euglossina coletam substâncias aromáticas em orquídeas, mas este comportamento parece ainda não ser conhecido, mas acredita que esteja relacionado à reprodução. Fêmeas de Eulaema podem constituir colônias parassociais, nidificando junto de outras fêmeas.

Mara: Muito obrigada César, pelas informações. Quando conseguir fotos melhores, envio. Quem sabe coletar um representante para observar melhor. Deixo aqui mais uma foto que fiz dela. Obrigada.

César Machado: Pode ser Eulaema cingulata ou pseudocingulata

Nenhum comentário:

Postar um comentário