terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Migração de Formigas Cabeçudas em São Paulo

Olá!!
César o que pode ser esse acontecimento? Achei que alguém havia derrubado alguma coisa e as formigas estavam colhendo. Mas qd me aproximei, vi que não era isso....O que elas estão fazendo? Parecem pupas e algumas ninfas...
Obrigada,

Santo Antônio do Pinhal- SP
Camila Ferraz de Siqueira.
Camila, formigas (Formicidae) são insetos de metamorfose completa, elas não produzem ninfas, as formas imaturas são ovos, larvas e pupas. Eu acredito que estas sejam alguma formiga-cabeçuda (nome baseado nas operárias maiores, fig. 5) Pheidole sp. (Formicidae: Myrmicinae: Attini), são milhares de espécies em todo o mundo, centenas no Brasil. School Of Ants deve explicar o que está acontecendo:
Quando intrusas como formigas-lava-pés se aproximam dos ninhos de formigas-cabeçudas, as operárias menores recrutam suas irmãs maiores para fora como rolos-compressores, mordendo e despedaçando suas inimigas com suas poderosas mandíbulas. As menores, às vezes, se aproveitam de seu próprio tamanho diminuto para segurar suas inimigas pelas pernas ou antenas até que suas irmãs maiores transformem seus corpos em restos com suas mandíbulas afiadas. Se as formigas-cabeçudas são superadas em número e estão perdendo território, elas pegam suas larvas e evacuam o ninho, fugindo em todas as direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário