quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Mariposas-Vespa Chrostosoma no Paraná

Saudações caro César esta mariposa que encontrei já duas vezes me pareceu ser uma Cosmosoma mesmo que até hoje não encontrei uma que fosse igual. Mas apresenta detalhes vermelhos e azul metálico. No casal reparei que apenas uma tem as antenas pectinatas. Certa vez li que nas Cyanoplepa o macho possui antenas pectinatas e a fêmea não. Se puderes falar um pouco a respeito dessa diferença e ajudar a identificar esta mariposa vespa. Agradeço muito!
Um abraço
Siddhartha Delphis de Curitiba, Paraná.
Siddhartha, há muitos gêneros de Erebidae: Arctiinae semelhantes a esta. Como exemplo, esta tem as mesmas asas e esta as mesmas pintas. Não consegui certeza de que gênero esta pertence, sugiro por enquanto a possibilidade de um com nome semelhante, Chrostosoma.

Quanto às antenas, é um dimorfismo sexual comum entre mariposas e alguns besouros, os machos têm antenas pectinadas que servem para detectar os feromônios emitidos pelas fêmeas, de modo que tradicionalmente assume-se que, machos com antenas muito pectinadas estão associadas às espécies cujas fêmeas produzem feromônios em quantidade mais baixa. Há espécies em que se observa facilmente a pectinação nas antenas das fêmeas, porém ainda mais abundante nos machos. Symons, Johnson and Elgar (2012) observaram ainda que antenas pectinadas mais longas foram associadas a populações com menor abundância de machos e feromônios de dissipação mais rápida.

Lucas Rubio: Encontrei uma igual em Cotia, São Paulo, e foi identificada como Chrostosoma sp. no grupo "Mothing e Moth-watching".

Nenhum comentário:

Postar um comentário