quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Percevejo Predador Microtomus em São Paulo

Bom dia, me chamo Frank e sou um apaixonado pela natureza e fotografo amador de insetos.

Tenho fotografado os insetos que aparecem em meu quintal ou que tenho o privilégio de encontrar e gostaria de saber se este é um Percevejo Predador.

Este em questão, não tirei em meu quintal, mas em um clube que frequento na cidade de Itapetininga, fotografei mais ou menos as 10 da manhã do dia10 de Dezembro de 2017.

A sua foto se assemelha muito, mas este que fotografei tinha o abdomen com manchas vermelhas e não amarelas.
Frank Vill Seabra.
Frank, pela diferença observada em relação à foto da Edna, que não sabemos de onde é, ele se assemelha ainda mais ao espécime que usei de referência da Esalq, mas ambos devem ser Microtomus reuteri (= Hammatocerus reuteri; Reduviidae: Hammacerinae).

Acabo de acessar a redescrição da espécie, me é estranho dizer que a coloração geral destes exemplares seja "marrom escura" (suspeito que os exemplares das coleções mencionadas no artigo se tornaram mais marrons com o tempo), mas ela fala nesta variação no conexivo (a área do abdome mencionada) e diz que não pode ser confundido pelas manchas nas asas:
Conexivo marrom escuro com área colorida em cada segmento. A cor varia de branco amarelado a marrom claro avermelhado, com cerdas mas sem granulações.
(...)
Microtomus reuteri é fácil de distinguir pelos padrões de coloração do hemélitro, muito diferente de outras espécies onde a porção clara e muito mais expandida. (...) Nós concordamos com o comentário de Berg de que o caractere diagnóstico seja a coloração do hemélitro, apesar de termos observados duas exceções (...) (Melo & Coscarón, 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário