quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Ilustração de Inseto Luminescente

O Vitor Amaral Ebert viu um bicho que não fotografou e queria saber se podemos ajudá-lo. Eis seu relato:

"kel, teve um inseto que apareceu aqui uma vez, muito tempo atrás
que eu não faço ideia do que era mas eu nem curtia tirar fotos ainda, então não registrei será que vc conseguiria identificar por um desenho meia-boca? as bolinhas verdes eram luminescentes
e ele tinha ferrão pareceu bem agressivo quando fui pegar ele pra colocar no quintal devia ter uns 2-3cm
quando ele voava, o corpo dele ficava meio dobrado. meio que em forma de L, sabe?"
Kel.
Primeiramente eu acho que, mesmo sem fotos, a localização é de extrema importância para a identificação. Como o inseto apareceu há muito tempo e o desenho é descrito como "meia-boca" pelo próprio autor, eu vou partir do princípio que muitos equívocos foram cometidos, para chegar no que penso ser a única possibilidade.

Analisando a morfologia geral, eu diria que só me parece com duas coisas: barata (Blattodea/Blattaria) ou besouro (Coleoptera). Entre insetos, ferrão é um órgão de himenópteros, como sempre recebo fotos de um bicho com suposto ferrão sem o ser de fato, acredito que é o primeiro equívoco.

A literatura cita muito Lucihormetica como baratas bioluminescentes, mas vejo que isto é totalmente contestado por falta de evidências concretas e alguns dizem que é causado por bactérias e depende de luz fluorescente. A espécie citada também está sendo considerada como provavelmente extinta e, apesar das longas asas, dificilmente voava. Os parentes mais próximos vivos do gênero que encontro nem sequer têm asas desenvolvidas, assim eu descarto barata, logo é um besouro.

Besouros adultos com esta característica, que eu saiba só em Lampyridae e Elateridae, pelo menos no Brasil. Este site fala sobre um "cerambicídeo/buprestídeo" bioluminescente, mas eu descobri a espécie e a própria chave fala em "pubesência branco-amarelada sugerindo os órgãos de um lampirídeo". Vaga-lumes da família Lampyidae não têm as lâmpadas" visíveis em vista dorsal, se esta característica não foi observada apenas em voo, sobra Elateridae. Elaterídeos luminescentes têm apenas duas "lâmpadas" no protórax (além da abdominal), suponho que seja um segundo equívoco causado pelo tempo e há elaterídeos com antenas pectinadas, só desconheço se há algum com as duas características ao mesmo tempo. Pode ser que há, pode ser mais um equívoco. Na minha opinião era Elateridae, o suposto ferrão pode ser por causa da extremidade pontiaguda de algumas espécies. Eu não descreveria como "L", mas eles voam com o corpo "retorcido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário