quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Mosca dos Estábulos no Rio de Janeiro

César, eu fiquei observando a elegância e o posicionamento das asas desta mosca. Ela tem um corpo diferente e asas e cor. Próximo tinha um curral.
Damiria Machado de Rio de Janeiro, capital.
Damiria, é difícil assegurar por não ser tão distinta, mas tudo indica que se trata de Stomoxys calcitrans (Muscidae: Muscinae: Stomoxyini), que são moscas da família da mosca-doméstica, mas que sugam sangue, e tanto machos como fêmeas. Dia de Campo acrescenta mosca-da-vinhaça. A espécie é nativa do Velho Mundo.

Em Wikipedia consta os nomes mosca-dos-estábulos, mosca-do-bagaço, mosca-do-gado, beruanha, bironha, meruanha, muruanha, bernanha, beronha, biruanha, buruanha, murianha e murinhanha e ainda consta que se trata da praga de moscas do Egito!

Em Giro do Boi você pode ver um vídeo que impressiona, pois elas chegam a matar o gado e em CachorrosBlogs consta que também atacam cães. Em Featured Creatures consta que humanos são normalmente picados nas pernas e ombros, que não costuma causar reação alérgica como a picada de outros dípteros e que podem transmitir antraz, Anemia Infecciosa Equina e anaplasmose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário