quarta-feira, 21 de junho de 2017

Vespa Joia em São Paulo

Criaturinha interessante tranquila e previsível, semelhante a caba piranga (Marimbondo), andei com ela na mão procurando alguma coisa pra alimenta-la (já vi ela arrastando aranhas) mas como não encontrei nenhuma, deixei ela em uma arvore na frente de casa.
Erick Carrijo de Suzano, São Paulo.
Erick, eu tenho muito costume em manusear insetos. Mas Ampulex compressa (Ampulicidae) me impressiona, pois nunca vi este bicho tolerar muita aproximação. Esta fêmea, pode não parecer, mas foi fotografada de longe. Esta foto que gosto muito, ela largou a barata quando me aproximei e ficou observando, eu tive que dar distância pra ela voltar a pegar a barata.

Tenho conhecimento de que existe uma espécie muito semelhante que usa aranhas como hospedeiro (1, 2) mas me é estranho que seja encontrada no Brasil. Se vir esta que captura aranhas, e for possível o registro, seria bem interessante ver. No entanto, a própria Ampulex é exótica por aqui. Desconheço a alimentação de adultos de ampulicídeos fora que elas sugam a hemolinfa da antena das baratas que capturam para suas larvas Mas baseado em outros grupos, elas talvez se alimentem de néctar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário