sábado, 8 de abril de 2017

Tripes e Esternorrincos em São Paulo

Bom dia Cesar! 
Olha só essas coisinhas. Os vermelhos eu achei no caquizeiro (Altinópolis) e os pretos no limoeiro (Rio Claro). Não consegui boas fotos porque são minúsculos. Mas dá para saber o que são?
Tami de Rio Claro, São Paulo.
Cesar: No caqui, os mais vermelhos são tripes (Thysanoptera). Estes insetos fazem metamorfose intermediária entre completa e incompleta, a morfologia me parece ser de pupa. Há um mais escuro acima, não sei se é um adulto ou apenas uma exúvia. Há ainda uma cochonilha (Hemiptera: Sternorrhyncha: Coccoidea), que suponho ser Pseudococcidae.

Na segunda imagem, devem ser ovos, adultos e pupas (talvez ninfas em algum lugar) de moscas-negras-dos-citros Aleurocanthus woglumi (Hemiptera: Sternorrhyncha: Aleyrodidae), praga dos citros introduzida da Ásia (assim como as Citrus spp.).

Kel: Ninguém me perguntou, mas vou responder, porque sou dessas; os primeiros são Thysanoptera, Tripes. Os vermelhos são ninfas. E tem um adulto perto. Mas o branco não sei porque parece diferente das ninfas vermelhas. Os segundos são Aleyrodidae. As coisinhas redondas são ninfas. Aleurocanthus. Onde passo pra pegar meu cache? Achei essa foto, a sua tá até boa, que vergonha da minha. As ninfas estão fazendo algum tipo de competição. Foi em roseira e eu as identifiquei como Selenothrips rubrocinctus.

Tami: Vou aproveitar para colocar aqui outro Aleyrodidae:
Cesar: Se não houver certeza de que se trata da mesma espécie, eu apostaria que a ninfa é de Psyllidae.

Atualização: A ninfa da última imagem é Diaphorina citri (Liviidae: Euphyllurinae)

Nenhum comentário:

Postar um comentário