quinta-feira, 20 de abril de 2017

Larvas de Besouros de Carpete em São Paulo

Olá! Tudo bom?
Há um tempo que enfrento problemas com caruncho de fumo no meu apartamento. Recentemente, encontrei as lagartinhas embaixo dos tacos de casa e não sei se elas possuem relação com esses carunchos, com cupins ou até mesmo com moscas ou alguma outra espécie de besouro! 
O interessante é que elas aparentemente não comem a madeira do taco (peroba rosa), mas encontro pó de madeira junto com elas - e acredito ser ou dos rodapés ou de parte do piche que colava os tacos. Juntei algumas num pote com pedaços de madeira e notei que essas criaturinhas buscam a madeira para se esconderem e ficarem ali, paradas, parecem que até hibernam. E trocam de pele depois de um tempo, crescem lentamente.
Fotos feitas hoje em São Paulo, SP.
Grata,
Ariadne Rodrigues Barroso de São Paulo, capital.
Ariadne, estas são larvas de besouro-de-carpete da família Dermestidae, aparentemente Attagenus sp. (Attageninae: Attagenini). Eles não se alimentam de madeira. Embaixo do taco, basicamente eles vivem do pó doméstico, restos de pele, fios de alguns tecidos, pequenos insetos e aranhas mortas, cabelo etc. É preciso bastante aspirador, tacos me parecem ideais para que haja condição apropriada pra eles.

Conjectura minha, a infestação deve durar apenas uma geração, pois os adultos, se alimentam de pólen ou néctar de flores, devem voar pra fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário