quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Marimbondo Cavalo e Aranha de Grama no Rio Grande do Sul

Apenas para deixar esse interessante registro que fiz há alguns anos em casa. Um inseto que desconheço (mas, mesmo assim, dada a foto, já tenho medo) carregando uma aranha armadeira (que encontro com MUITA frequência no meu terreno).
Luis Felipe Corullon de Viamão, Rio Grande do Sul.
Em 2013, em resposta a um pedido da Tami, eu disse ter encontrado uma imagem de uma vespa que combinava bem identificada como Tachypompilus banksi (parece que esqueci o link), mas que deveríamos confiar mais no gênero. Agora, encontrei na Esalq uma imagem de  Pompilus erubescens que eu ia dizer que poderia ser uma melhor possibilidade, mas resolvi conferir se há sinonímia, e de fato há, Tachypompilus erubescens (Pompilidae: Pompilinae), não alterando a identificação.

A aranha não é uma armadeira, mas uma aranha-de-grama Lycosa erythrognatha (Lycosidae), veja esta postagem. A vespa "atordoa" a aranha, mas a mantém viva, leva ao ninho onde será a refeição de sua larva. Estas vespas são chamadas de caçadoras de aranhas, cavalo-do-cão, marimbondo-cavalo, mata-cavalo, caba-caçadeira entre outros nomes.

Elas têm aparecido muito por aqui, já é a quarta espécie diferente desta família nesta semana. (1, 2, 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário