segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Borboleta Synargis em Brasília

Olá, Cesar! Fotografei esta borboleta aqui em Brasília e não consegui achar a espécie. É possível identificá-la? Abraço!
Rodrigo Conte de Brasília, Distrito Federal.
Rodrigo, esta foi extremamente, absurdamente difícil, mas eu insisti por que estava convencido de que sabia a que grupo pertencia, por eliminação ela precisava ser Riodinidae: Riodininae. Encontrei em Butterflies Of America o que parece ser a única imagem na internet da vista ventral de Synargis galena (Riodinini, Nymphidiini, Lemoniini dependendo do autor).

O mapa de distribuição na Funet não engloba a sua região, assim como Lima & Zacca (2014) diz "As espécies (...) Synargis galena (...) são novos registros tanto para o Semiárido quanto para a Bahia. S. galena era conhecida apenas para a região amazônica" (não encontrei esta informação no referido Penz & DeVries 1999, que a trata como Thysanota galena) A Rose já tinha registrado o que parecia ser S. galena no Distrito Federal em julho do ano passado, emvista dorsal, eu havia dito que precisava confirmar a ocorrência na região. Por fim, depois de tudo, encontrei que já havia registro para o Distrito Federal em Pinheiro e Emery (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário