sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Larvas de Besouro Micromalthus em Minas Gerais

Olá Cesar, moro em contagem (MG) e estou registrando o aparecimento de um "bichinho" branco bem pequeno(aproximadamente 2,0 mm) em quantidade muito grande com maior concentração próximo ao roda-pé do assoalho, em menor quantidade se deslocando pelas paredes e também no assoalho em geral, Meu assoalho é em piso laminado, que foi colado sobre taco. A imagem em anexo foi feita com um microscópio infantil e esta ampliada 150 x. Somente se percebe a presença destes, fazendo reflexo de luz com lanterna no assoalho. 
Desde já agradeço a ajuda.
Carlos Reis de Contagem, Minas Gerais.
Carlos, eu não consigo precisar o que são, apenas fazer conjecturas. Os insetos aparentam estar em estágio larval e na minha opinião são besouros. Pelo tamanho tão pequeno, os adultos devem ser igualmente pequenos. Os únicos besouros tão pequenos que imagino podendo infestar desta forma são os da família Latridiidae, sendo Eufallia seminiveus o que mais tem sido encontrado em residências no Brasil e não parece haver qualquer imagem delas na internet pra podermos compará-los, mas veja esta ilustração de outra espécie da família. Estes estão associados a umidade, bolor, mofo, não sei se há estas condições no local. Se encontrar adultos, peço que também envie imagens. Peço também aos leitores que, se tiverem outros palpites, usem os comentários.

Atualização Nov/2.017: Graças a um comentário de Mario Prado, temos agora como espécie Micromalthus debilis (Micromalthinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário