quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Aranhas do Rio Grande do Sul

Olá!

Encontrei o site por engano enquanto pesquisava sobre as aranhas Nesticodes Rufipes serem predadoras da temida aranha marrom, e acabei me deparando com a possibilidade de identificar com o auxílio de vocês duas aranhas que encontrei no RS - Cruz Alta!

Fiquei bem contente, por que um amigo meu que gosta muito de aranhas não soube identifica-las, então me ajudem, por favor. :D

Aqui vão as fotos:

Estas aqui, estavam pela casa toda, em todos continhos quase. A gente não matou nenhuma das aranhas, e eu só matei uma por que eu tenho uma intensa fobia de aranhas, e ela caiu em cima de mim no banho :( (viver lá por quase um mês de férias foi um verdadeiro desafio!)

A segunda estava numa frestinha da porta da cozinha, na saida da casa. Ela era bem escura, um preto com tons de marrom quando batia a luz. E ela ficava lá, bem quietinha, parecia até que estava observando a gente.

Desde já, obrigado pela ajuda!
Bona de Cruz Alta, Rio Grande do Sul.



Bona, a primeira é uma aranha-de-porão da família Pholcidae, aparentemente um macho.

A segunda é uma fêmea de aranha-de-fendas Kukulcania hibernalis (Filistatidae). Nossa última postagem era de outubro de 2014 e andaram sumidas. Recentemente apareceu uma mas a pessoa não informou de onde era o registro.

Estas duas aranhas não representam perigo algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário