segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Aranhas Corinídeas no Ceará

Fala, Cesar! Olha eu aqui, trazendo aranha de novo. hehehe
Hoje encontrei essa aranha vagando pela cozinha, bem agitada, mas não parecia agressiva. Semana passada encontrei uma semelhante, porém mais avermelhada, boiando na água do meu gato. Não consegui uma foto que mostrasse o conjunto ocular, ela era meio tímida e ficava escondendo com as patas, mas mesmo meio cegueta, consegui enxergar uma fileira com 4 olhos. O corpo é castanho avermelhado e o abdome é marrom claro/amarelo. Sempre vi delas aqui, moro no mesmo lugar há mais de 20 anos. Normalmente as via no banheiro. Ah, consegui enxergar uma delas no telhado, logo acima de onde fica o pote d'água do meu gato, provavelmente a outra que vi antes caiu de lá.
Encontrei outra. Dessa vez, estava afogada em uma poça d'água. Consegui fazer macro nos olhos dela.
Mais uma. Dessa vez, vivo e um pouco maior. Indivíduo fotogênico, por sinal. Estava agitado, mas logo se posicionou e deixou que tirasse fotos. hehehe
Pelas fotos que já vi, me pareceu ser Creugas gulosus.
Rovanne Rocha de Sobral, Ceará.
Rovanne, ela é certamente Corinnidae e eu creio que você está correto em Creugas gulosus.  O indivíduo nas duas últimas imagens é macho, as demais me parecem fêmeas. Elas possuem duas fileiras de quatro olhos cada. Se picarem, só recomendo lavar bem com água e sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário