quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Percevejo Pé-de-folha Acanthocephala em Brasília

Boa noite,

Por favor me ajude a identificar esse inseto, moro em Brasília no terceiro andar de um prédio (rodeado de arvores, algumas frutíferas como jamelão, caju, romã e ameixa), esse inseto apareceu no meu quarto e quando me atrevo a mexer com ele, ele solta um odor igual ao da maria fedida. Aproveito para perguntar se ele oferece algum risco a saúde.

Ester Ferreira de Brasília, Distrito Federal.
Ester, este é um percevejo Acanthocephala sp. (Coreidae: Coreinae: Acanthocephalini), você pode reconhecê-lo pelas tíbias traseiras alargadas em forma de folha combinadas com o espinho no meio da cabeça, bem visível na primeira foto através da sombra.

Percevejos de um modo geral (Heteroptera spp.) têm defesa de cheiro repugnante, uns mais fortes, outros mais fracos e se esguichar diretamente na pele, pode causar irritação. Ele é também capaz de picar como defesa se manuseado incorretamente ou se estiver nas roupas, o que não transmitirá doenças. Fora estas situações, são bichos inofensivos para as pessoas e podem causar danos às plantas se forem abundantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário