sábado, 26 de setembro de 2015

Besouro da Farinha em São Paulo



Olá, bom dia. Sou de São Paulo capital e ao comer um mix de castanhas compradas na zona cerealista me deparei com um bichinho andando entre elas. Gostaria de saber se ele oferece algum risco a minha saúde. Obrigada!
Camila de São Paulo, capital.
Camila, não se vê o bicho com nitidez, mas muito provavelmente se trata de Oryzaephilus surinamensis (Silvanidae: Silvaninae). Como ele ocorre em diversos tipos de alimentos, grãos em especial, são chamados por diversos nomes, como besouro-da-farinha ou besouro-da-cevada e seu próprio nome científico significa que ele ama arroz. Parece que eles não broqueiam o grão, atacam grãos quebrados, rachados, ou já atacados por outra praga.

Risco à saúde, certamente eles não representam, o que pode representar perigo, é o veneno usado para controlá-lo. Se o bicho conseguir voar, deve ser na verdade O. mercator, espécie próxima e semelhante, esta é a melhor forma de diferenciar os dois (embora nem sempre ele voe), outra forma é ver a distância entre os olhos e o pronoto, o que é difícil com um bicho tão pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário