sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Mosca das Flores Palpada em São Paulo

mosca que encontrei morta ao pé da janela. Parece imitar uma abelha mandaçaia. Tem uns 15 mm de comprimento, +ou-. Nunca havia visto nenhuma semelhante! Alguma ideia da espécie? 
Obrigado! 
Encontrada em São roque, SP, próximo a região de mata.
Fabio Sachs de São Paulo, capital.
Fabio, pela venação das asas, ela parece ser uma mosca-das-flores Syrphidae: Eristalinae. Estes são meus últimos minutos hoje e os pedidos acumularam, prometo tentar chegar à espécie.

Atualização: Consegui um avanço interessante. Estou convencido que ela pertence ao gênero bastante polimórfico Palpada e ela combina muito bem com este exemplar de Palpada flavoscutellata (Eristalini), ele apenas, diferentemente deste aqui, não tem as faixas amarelas no abdome, ou as tem mais apagadas.

Acontece que o texto do Diptera Site diz:
Palpada flavoscutellata está intimamente relacionada filogenética e fenotipicamente com mexicana (Macquart 1847) e geniculata (Fabricius 1805). Estas espécies diferem de outras Palpada por não possuírem padrões de pollinose (pubescência?) distintas no mesonoto, escutelo alaranjado com a pile (pilosidade?) pálida e fêmures escuros. Palpada flavoscutellata difere das outras duas por ter marcas marrons distintas nas asas extensamente nuas. Palpada geniculata tem as asas densamente microtricosas e difusamente marrons; mexicana tem uma asa extensivamente nua como flavoscutellata masé marrom apenas na região ápico-mediana. Palpada flavoscutellata é conhecida apenas por uma dúzia de espécimes na USNM mas, sem dúvida, muitas permanecem não identificados em várias coleções. Surpreendentemente, nenhuma foi encontrada entre os mais de 8.000 sirfídeos coletados pelos parataxonomistas da INBio ao longo dos últimos anos na Costa Rica! (tradução minha)
Não posso garantir a espécie mas, se a informação estiver completa, se P. mexicana e P. geniculata forem as únicas espécies próximas fenotipicamente de P. flavoscutellata, seria possível afirmar que esta é uma P. flavoscutellata. Pela descrição, a única coisa que pareceria não bater é o escutelo alaranjado, mas ele é, na verdade, da mesma cor do exemplar na imagem.

Na minha opinião, a modelo desta mosca parece mais ser uma vespa Brachygastra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário