terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Anelídeo Aquático no Rio de Janeiro

Encontrei essa e outras várias do tipo no meu aquário. Levei-as a um microscópio onde faço estágio. Me disseram que se tratava de larva de mosquito, mas em todas que eu procurei no google, as caracteristicas eram diferentes ( exceto pelos pelinhos). Também é a forma como esta se locomove. Achei também que não se tratava de larva de mosquito pois a água do aquário não é bem "parada". 
Alguém me ajuda pf hehe 
PS: Moro no sexto andar de um prédio na Tijuca.
Vinicius Machado Costa da Silva de Rio de Janeiro, capital.
Vinicius, eu não acredito que este bicho seja um inseto. Pra mim, ele é Annelida: Clitellata: Oligochaeta (vulgo minhoca). Vou ver se o Walther concorda com esta identificação. Talvez você reconheça neste vídeo sua forma de locomoção:
Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Fala César!

Com certeza é um verme anelídeo. Esse aí lembra bastante um verme Aelosomatídeo, tem um corpo relativamente curto, e cerdas bem longas.

É um grupo que tem uma taxonomia meio controversa, tem gente que classifica esses vermes como Oligoquetas, outros como Poliquetas, e outros ainda como um grupo à parte. Inclusive, esse do link que vc postou (emich.edu) lembra mais um Aelosomatidae do que um Oligoqueta.

Você que sabe. Dada a controvérsia, acho que dá pra manter como provável Oligoqueta, ou se vc preferir, verme Aelosomatídeo. Ou simplesmente Anelídeo de água doce (rsrs).

Procura imagens como Aelosoma. No meu aquário tinha muitos Aelosoma hemprichi, parecido com esse daí, mas é mais comprido, tem um grande disco de sucção na boca e um intestino colorido brilhante.

Abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário