domingo, 18 de janeiro de 2015

"Aranha-Moranguinho" Mastophora em São Paulo

encontrei essa aranha no meu pé de manga, ela tinha com junto dela dois casulos que pareciam duas bolas marrons deixei ela la e agora ela sumiu ... devo me preocupar?
Ariane de São Paulo, capital.
Ariane, esta é uma Mastophora sp. (Araneidae). No momento do primeiro exemplar destes, eu não havia encontrado nenhum exemplar igual em outro site na internet para comparação, agora encontrei no site Superinformado que postou também, apenas poucos dias depois.

Lá, se explica a técnica de caça desta aranha, há um vídeo fora do ar, estou adicionando um aqui (na verdade uma série de vídeos) que, mesmo sendo em inglês, dá pra entender bem o que acontece (o vídeo mostra outra espécie do mesmo gênero). 
As informações que preciso acrescentar é que são quase cegas e mimetizam o feromônio dos insetos para atraí-los.

Não precisa se preocupar com ela. Onde ela estiver, é um animal benéfico, especialmente no pé-de-manga. Os casulos podem ser ovos, mas podem ser também insetos que a aranha capturou e os envolveu com seda, para consumi-los depois.

 Gostei do nome que a foto foi batizada, vou usar no título da postagem "aranha-moranguinho". Curiosa e ironicamente, uma aranha já foi batizada aqui de Ariane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário