segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Aranha de Telhado no Rio de Janeiro

Olá César, 
Nova casa, novos bichos. Já não basta as armadeiras q aparecem por aqui de vez em qdo, encontrei esta numa teia bem grande junto dos brinquedos de piscina das minhas filhas. Desculpe, sei q vc é contra estas atitudes extremas, mas levou uma chinelada. N conheço o bicho, n quero ele perto da minha família. 
Vc poderia me dizer se esta aranha representa perigo? 
Mais uma vez muito obrigado. 
Guilherme de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Guilherme, apenas com a vista ventral de uma aranha, pode haver grandes chances de eu te dizer que não posso identificá-la. Esta aqui é bem distinta, trata-se de uma aranha-gigante ou aranha-de-telhado Nephilengys cruentata, ela não é uma aranha perigosa e nem agressiva, você pode estender esta informação a todas as aranhas que construírem teias grandes e regulares. Esta aqui constrói também uma teia de abrigo, um emaranhado de teias em círculo, como uma cerca.

Eu não gosto mesmo que mate os bichos desnecessariamente, mesmo não querendo o bicho por perto ele pode ser movido para longe. Esta aqui porém, é uma espécie invasora, originária da África e não é muito correto protegê-las, pois elas tomam o lugar de nossas aranhas nativas nos ecossistemas, embora seja uma espécie mais associada a edificações humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário