quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Possível Percevejo Acanthocephala em São Paulo

Encontrei este inseto no quintal de minha casa. Suponho que seja do gênero Leptoglossus, mas não tenho certeza, pois meus conhecimentos de insetos são precários. Gostaria que você o identificasse para mim. Obrigado.
Felipe Moraes Rigo de Campinas, São Paulo.
Felipe, a família Coreidae está correta e o gênero Leptoglossus provavelmente errado. O ideal é ver a vista dorsal do bicho, de preferência sem a transparência do plástico, mas alguns gêneros de Coreidae são bem difíceis de dar certeza, ele parece mais próximo de Acanthocephala sp. (Coreinae: Acanthocephalini). Muitos outros Acanthocephalini não têm imagens disponíveis.

Felipe: Boa noite César, venho mais uma vez te pedir ajuda na identificação desse inseto que apareceu em casa. Dessa vez, te mando uma foto da dorsal dele, conforme pedido para auxiliar na identificação. Se possível, gostaria de saber também qual a dieta dele. Abraços
Cesar: Obrigado, Felipe. Continuo acreditando em Acanthocephala, eles variam bastante em morfologia como se vê nestes documento, não deve ser esta espécie, pelos registros de ocorrência, mas deve ser próximo de A. latipes, ele possui a mesma forma no alargamento das tíbias traseiras e as mesmas nervuras nas asas. Não vejo nas fotos, mas note nos links que eles têm um espinho no meio da cabeça, o que dá nome ao gênero.

Quanto à alimentação dele é complicado de se dizer. Ele é necessariamente fitófago, mas alguns coreídeos têm preferência por determinadas plantas e ainda por determinadas partes das plantas e mesmo sabendo exatamente a espécie pode ser difícil encontrar informação, quanto mais não sabendo. Esta espécie por exemplo, diz-se nos comentários que gosta de carvalho. Se tem a intenção de criá-lo, eu diria pra oferecer uma variedade grande de plantas e ver qual ele aceita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário