quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ninfa de Percevejo Coreídeo em São Paulo

Vi este inseto no meu apartamento junto com mais 2 iguais. Nunca tinha visto este inseto antes. Acho que eles vieram juntos com uma planta que eu ganhei. Eles ficavam bastante tempo no mesmo lugar (parede, vidro, etc.) e não assustavam fácil. Consegui pegar um num copo de plástico e ele não tentou fugir... acredito que não conseguem se movimentar muito rápido. Ele deve ter um centímetro de comprimento. 
Seguem duas fotos. A segunda foto é um desenho mostrando mais ou menos como ele era. Corpo vermelho, patinhas pretas com umas bolinhas na parte traseira do abdomen. Isso deve ilustrar melhor do que a própria foto do inseto.
Barbara de São Paulo, capital.
      Barbara, esta é uma ninfa de percevejo da família Coreidae. Filhotinhos assim não conseguem mesmo fugir, adultos criam asas e assim podem voar. Sendo muito imaturo, é difícil falar em espécie, mas parece o mesmo que o José Jovito registrou em Santa Catarina, e eu suspeito se tratar de Diactor bilineatus (Coreinae) baseado em um registro em Project Noah mas, a princípio, ele precisa ter nascido em um pé de maracujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário