sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Mariposas Pluma em Minas Gerais

Pedido 1: Oi César. Em primeiro lugar, parabéns pelo Blog! Muito bacana e informativo. Sou biólogo, e gosto muito de invertebrados, mas a minha praia são os marinhos. Então, sou uma negação com insetos e similares. Encontrei esse cara na minha casa, área totalmente urbana. O tamanho dele é pouco maior que um Cullex (talvez 1,5x), me lembrou os mosquitos fitófagos que já vi... Já havia visto algo similar em Salvador, na Bahia... Por acaso conhece o bichinho? Desculpe-me pela qualidade da imagem, mas tinha pouca iluminação e acabei tremendo um pouco na captura da macro.

Pedido 2: Oi César. Desculpe por enviar novo pedido, mas só localizei a imagem do bicho agora, em casa. Disse que havia visto ele outra vez, em Salvador. Tinha fotografado, e essa outra imagem está beeeeem melhor. Se puder me ajudar na identificação do bicho, ia matar uma grande curiosidade que guardo já há alguns anos, desde que vi pela primeira vez. Abraço!
Vili Bergerhoff de Contagem, Minas Gerais.
      Vili, estou te achando exigente demais com a qualidade de suas imagens. Na primeira imagem, é possível ver muitos detalhes de um bicho tão pequeno.
     Muitas pessoas têm receio destes bichinhos pela sua aparência de grandes mosquitos, mas se tratam de inofensivas mariposas-pluma da família Pterophoridae.
     É muito difícil falar em espécie neste grupo mas, aparentemente, são espécies distintas. Pelas propriedades avançadas da segunda imagem, ela data de janeiro de 2008, será mais ou menos isso mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário