sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Formigas Rainha no Rio de Janeiro

Na data de hoje, 04/09/2014, estava cuidando do meu jardim, tirando ervas daninhas, quando percebi, ao revolver a terra, um ninho desses bichinhos que não sei se são formigas com asas ou cupim. Na primeira foto, os que tem asas e são de cor preta, estavam bem na superficie, continuei revolvendo a terra e encontrei mais deles e tambem esses outros, sem asas, na cor marrom. Nessa parte do jardim que os encontrei, era onde as plantas estavam mais bonitas, porem há cerca de um mês percebi que elas morreram, achei que fosse por conta do inverno, porem agora fico em dúvida se não foram esses bichinhos que as mataram. Junto com as plantas que morreram, um tipo de "gloxinia", tem também espada de são jorge, porem essas não foram atingidas. Poderiam me informar do que se tratam e como combater? Muito obrigada.
Vera Rodrigues de Guapimirim, Rio de Janeiro.
      Vera, são definitivamente formigas, e me parecem ambas rainhas de formigas-lava-pés Solenopsis sp. (Formicidae: Myrmicinae: Solenopsidini; veja discussão sobre o gênero), seriam mais facilmente reconhecíveis através das operárias.
     Não acredito que elas sejam responsáveis pela morte das plantas. O único problema que você pode ter é a agressividade de algumas espécies se você for lidar com o ninho, mas em compensação são predadoras naturais de animais nocivos às plantas (e dos benéficos também).

Nenhum comentário:

Postar um comentário