domingo, 29 de junho de 2014

Formigas no Rio de Janeiro

Cesar, essas são as formigas que eu citei da última vez que apareci por aqui, elas medem cerca de 3mm. Além de comer crisálidas vivas, ela também são carniceiras, como pode ser visto na imagem. Tive a sorte de acompanhar um momento em que elas pareciam estar mudando de "casa" porque havia uma imensa trilha onde elas carregavam vários ovos e pupas, e também pude observar uma formiga maior que as outras, a qual deve ser a rainha (esta parecia ter alguns ácaros foréticos em seu corpo). Sou muito leigo na identificação e nos nomes populares de formigas, mas essa se parecia bastante com as lava-pés, só que em nenhum momento me atacaram. Abraços.
André Alves de Rio de Janeiro, capital. 
André, estas formigas não me parecem lava-pés, mas eu poderia acreditar em um gênero próximo, como Monomorium (Formicidae: Myrmicinae: Solenopsidini). A sp.4 desta página lembra bastante ela e, embora M. pharaonis não costume ter a cabeça escura, nesta página elas aparecem assim. Neste caso, a rainha não me parece combinar muito, creio que o Eduardo poderá nos dar um bom palpite.

Eduardo Fox: Olhe Cesar e Andre, esta merece uma pequena explicação… Vamos abaixo. Os gêneros Solenopsis e Monomorium pertencem a mesma tribo, como o Cesar mencionou, e assim se mostram geralmente muito semelhantes. Um dos caracteres que diferencia estes com mais facilidade eh uma seta do clipeo que em Solenopsis se prolonga para alem das mandibulas -- isto nao pode ser observado nestas fotos. Julgando pelas imagens, eu diria que realmente se parece como Monomorium sp. para mim, como Cesar sugeriu, mas a espécie nao consigo arriscar (nenhuma das duas mais comuns do Brasil).
Mas vale mencionar um adendo: a maioria das espécies de Solenopsis (> 300 spp.) se constitui de formigas muito pequenas e pouco agressivas, chamadas na literatura de "formigas-ladras". O nome lava-pes ou formigas de fogo vale apenas para umas menos de 20 espécies bem maiores, que ferroam dolorosamente. Devo admitir que em uma coleta de campo peguei diversas operarias de algo que supus imediatamente serem uma Monomorium sp., (numa praia, em Kouru) e o especialista William Mackay me garantiu serem operarias jovens de Solenopsis globularia, uma formiga-ladra. Ou seja: meu palpite nessa fica em Monomorium sp., mas eu ja antes me confundi com uma destas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário