sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Mariposa Erebídea em Minas Gerais

Cesar, segue imagens de uma mariposa pequena, cerca de 2cm que fotografei em casa. 
Tenho uma dúvida: Qual a melhor parte de um inseto e de um aracnídeo. que você recomenda fotografar, além do animal todo claro, para melhor identificação? Tipo parte frontal, dorsal, ventral. Muitas vezes tiro fotos de várias partes mas acabo deixando de mandar.
Davidson Moreira de Contagem, Minas Gerais.
Davidson, o ideal sempre é ter o inseto visto por vários ângulos e com muitos detalhes. Dípteros é muito bom poder ver as asas, lepidópteros seria bom ver a venação das asas mas muitas não permitem por foto, poder ver as asas inferiores ajuda, no caso das borboletas até as duas faces das asas. Coleópteros é bom ver pernas e antenas, aranhas é muito bom poder ver os olhos, não me parece ser possível generalizar de nenhuma forma.

No caso de mariposas pequenas e monocromáticas, pouco distintas como esta, muitas vezes, só mesmo com um especialista dissecando o bicho pra dizer a espécie ao certo. Consigo dizer que a família é Erebidae, no grupo da tradicional Noctuidae. Me pareceu ter mais afinidade com Scoleocampinae, mas não encontrei registros no Brasil, pode ser Herminiinae, mas isto é pura conjectura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário