sábado, 6 de setembro de 2014

Formiga Ponerínea em São Paulo

César,Encontrei essa formiga estranha em um muro.Ela têm cerca de 2,5 cm de comprimento, parece uma vespa no formato do corpo e tem manchas cor de bolor verde em seu tórax e abdome.Quando ameaçada abre seus ferrões que parecem com foices dentadas ligeiramente curvadas para baixo. Tem um ferrão na ponta do abdome.Queria saber se é 
perigosa e como posso cria-la e alimenta-la para observação. Segue-se um desenho e uma imagem da internet (Não consigo fotografá-lo pois se movimenta muito rápido). Ela foi encontrada em fins de agosto no período da manhã.
Daniel de Americana, São Paulo.
     Daniel, eu não publico imagens ad internet, mas não foi difícil encontrar sua imagem em Alexander Wild identificada como Neoponera inversa (Formicidae: Ponerinae). Parece ser bem difícil que você tenha encontrado esta espécie na região Sudeste, podendo ser outra do gênero, mas a única coisa que parece dar pra dizer com certeza é que esta formiga é uma Ponerinae sp. Todas são predadoras, mas há casos de espécies que são predadoras especialistas. Sendo insetos sociais, não me parece boa ideia querer criar uma formiga sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário