sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Broca das Cucurbitáceas no Amazonas

Ola Cesar, estava em casa arrumando quando na parede percebi essa pequena mariposa, eu acho que e não tenho certeza, mas o que me chamou atenção foi essa estrutura no final do abdome dela, com pequenas protuberâncias que estavam saindo dele e que estavam se movendo-se junto com o abdome de um lado a outro, a impressão que tive foi que seria algum parasita ou mecanismo de defesa pois ao me aproximar e que houve a movimentação dela, eu a coloquei num pote e depois de algum tempo ele voltou para dentro dela, muito estranho o_o
Clodoaldo Costa Junior de Manaus, Amazonas.
Clodoaldo, esta é a  a broca-das-cucurbitáceas Diaphania hyalinata (Crambidae: Pyraustinae: Spilomelini) ou talvez algo bem próximo.

O seu segundo palpite talvez responda melhor sobre as "coisinhas" na ponta do abdome, embora as informações estejam divergindo. AQUI, se diz que é estratégia de defesa e AQUI que serve para atrair fêmeas. Eu confio mais na questão de atrair as fêmeas, por ser uma característica exclusivamente masculina (ou será o contrário? Vide comentários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário