segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ninfas de Barata Alemã no Rio de Janeiro

Olá! Encontrei estes bichinhos ontem de manhã. A tampa do pote foi tirada do escorredor e deixada em cima do microondas por um tempo. Quando levantei, depois de algumas horas, havia vários desses bichinhos (mais de dez) e um casulo marrom furado. Não sei de onde eles vieram, e o problema é que depois disso já encontrei mais três bichos, várias horas e até um dia depois. Tenho medo de que eles se proliferem. De onde eles vêm? Há risco de uma infestação? Sei que a foto não está muito boa, mas eles têm formato triangular, corpo chato e antenas grandes. Obrigada!
Idiana de Rio de Janeiro, capital. 
Idiana, os bichinhos estão nítidos nas imagens, e só pelo "casulo marrom furado" já daria pra saber de que se trata. Estes bichinhos, eu chamo carinhosamente de bebês baratas, o "casulo" se chama ooteca, que é a bolsa de ovos da barata. Se a ooteca apareceu de repente e logo os filhotes nasceram, há de se supor que se trata da barata-de-cozinha ou alemãzinha Blattella germanica (Blattellidae/Ectobiidae: Blattelinae), por que ela carrega consigo a ooteca até perto dos ovos eclodirem, semelhante a esta barata uruguaia.

Esta é a barata que tem o maior potencial para infestar residências, talvez as receitinhas desta postagem possam lhe ser útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário