terça-feira, 5 de agosto de 2014

Gorgulho no Ceará

Tenho receio que seja um barbeiro, me confirmem por favor
Clebyson de Fortaleza, Ceará.
     Clebyson, embora este erro seja comum (1, 2, 3...), este bicho não pode ser confundido com um barbeiro.
     De uma forma bem didática, se o bicho tiver as asas superiores "cascudas", ele é um besouro. Barbeiros são percevejos, que são caracterizados pelas asas superiores um pouquinho grossas, com a pontinha membranosa.
     Pelo bico, nós entendemos que este besouro é um gorgulho ou bicudo, mais especificamente, a família é Curculionidae e ele é incapaz de fazer mal para uma pessoa, sendo totalmente seguros para serem manuseados.

Atualização 06/08/2.014 - Renata (Fortaleza - CE): Estou apavorada! Tem 2 meses que me mudei para uma nova casa e começaram a aparecer muitos insetos, dentre eles apareceram vários insetos que achei parecido com o BARBEIRO.
Levamos ao centro de Zoonozes aqui de Fortaleza e disseram que era PERCEVEJO. não conformada com a resposta, comecei a perquizar e vi que percevejos não têm um bico (não sei se a expressão é esta) e o inseto encontrado na casa! Até que encontrei este site!
A casa é rebocada e toda pintada, porém aos arredores existem casas de tijolo, como também, atrás tem uma casa que os moradores entulham muitas madeiras barro, etc.
Sou alérgica a venenos, mas vou mandar detetizar, porque estou com muito medo.
Minha filha apareceu com picadas horríveis nas pernas e uma no rosto, apesar de ela ser alérgica a picadas de insetos, fiquei temerosa e vamos fazer exames!
Por favor, digam-me se estou certa o mais rápido possível!
Grata desde já!

Cesar: Renata, aparentemente a imagem era a mesma (ou muito semelhante) à do Clebyson, então eu imagino que seja o mesmo caso. É um pouco triste ver que o pessoal do CCZ identificou este bicho como um percevejo. Barbeiros são percevejos e barbeiros não têm este bico rígido voltado para a frente como têm os gorgulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário