segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Besouro Serra-Pau no Rio de Janeiro

Resido em Botafogo (Zona Sul do RJ) atrás de uma pedreira com bichos. Hj a noite esse bicho estava na minha cama e ao acordar minha barriga estava picada e coçando. Devo me preocupar? O tamanho do bicho seria mais ou menos do tamanho de uma moeda de R$ 0,10. Agradeço antecipadamente pela ajuda. Tenham um dia feliz!
Felipe Prado do Rio de janeiro, capital.
     Felipe, se eu entendi bem, você matou o bicho à noite e de manhã, ao acordar, você havia sido picado. O que pode ser preocupante, no caso, é não saber que bicho te picou, provavelmente mosquito. O bicho da foto é um besouro serra-pau da família Cerambycidae, estou com muita dificuldade de pesquisar agora, mas me parece que é Psapharochrus sp. (ou Acanthoderes; Cerambycidae: Lamiinae: Acanthoderini). Eles não são de picar ninguém, mas por terem mandíbulas próprias para cortar madeira, acredito que sua mordida seja forte, capaz de fazer mais do que uma coceira.
     Gosto nestas horas de me lembrar de uma vez que uma mocinha manuseava uma borboleta, depois de sua mãe lhe dizer que aquilo lhe faria mal, ela começou a coçar a mão e apareceram bolinhas vermelhas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário